segunda-feira, 5 de março de 2012

A arquitetura de Zaha Hadid

Zaha Hadid é uma arquiteta iraquiana conhecida internacionalmente por seus projetos ousados, grande parte deles, conceitual e identificados com a corrente desconstrutivista da arquitetura - uma tendência pós-moderna que vai contra a arquitetura moderna, caracterizando-se pela fragmentação e pelo processo de desenho não linear.
 


Zaha Hadid foi a primeira mulher a receber o Prêmio Pritzker de Arquitetura, o Nobel da arquitetura.

    Vejamos alguns projetos:

Riverside Museum
Como se fosse um rio sólido, o telhado do prédio do Glasgow Riverside Museum of Transport é cheio de curvas, que, nas fachadas, se transformam em linhas mais retas e pontudas.


Bergisel Ski Jump
A cerca de 750 metros do nível do mar, bem em cima da montanha Bergisel, na Áustria, Zaha Hadid ergueu a Bergisel Ski Jump. Inaugurada em 2002, essa pista para competições de salto em esqui substituiu a antiga estrutura, que já não atendia aos padrões internacionais, na cidade de Innsbruck.

Chanel Mobile Art Pavilion
Inspirada na obra da Chanel, Zaha Hadid criou o Chanel Mobile Art Pavilion. O pavilhão abrigou, entre 2008 e 2010, uma mostra de quase 20 artistas também inspirados na cultura e no impacto que a marca gerou desde os anos 20, quando foi criada.

Maxxi
Cercada pela arte clássica, a cidade italiana de Roma ganhou, em 2009, seu primeiro museu de arte contemporânea, projetado por Zaha Hadid. O Maxxi (Museo Nazionale delle arti del XXI secolo) demorou 11 anos para ser concluído.

Nenhum comentário:

Postar um comentário