terça-feira, 27 de março de 2012

As cores

As cores tem uma influência grande nos ambientes, sendo capazes de despertar sensações boas ou ruins nas pessoas.
Precisam de muito cuidado na sua escolha, de forma que atenda a necessidade do ambiente, tanto na parte decorativa quanto na parte de bem estar/ sensações do ser humano que  o frequenta.

Vejamos algumas cores clássicas:

Branco
 
O branco remete a paz, sinceridade, pureza, verdade, inocência, calma. Estimula a humildade e a sensação de limpeza e claridade. Boa para qualquer ambiente, no entanto, ambientes totalmente branco pode resultar em sensação de tédio e monotonia.

Amarelo
O amarelo é uma cor que desperta, que expressa leveza, descontração, otimismo. Simboliza criatividade, jovialidade e alegria.
Transmite calor, ilumina e descontrai. Como é a cor base do dourado, simboliza opulência e prosperidade. A parte mais quente do fogo é o segmento amarelado da chama. Transmite otimismo e está associada ao verão e ao calor.

Verde
O verde é calmante, que harmoniza e equilibra. Representa as energias da natureza, da vida, esperança e perseverança. Simboliza a renovação, fertilidade, crescimento e saúde.
Verde traz paz, segurança, esperança em abundância e confiança. Indicada para todos os ambientes, mas sempre com moderação.

Azul
A cor azul acalma e traz clareza mental. Produz tranqüilidade, ternura, afetuosidade, paz de espírito e segurança. Reduz o stress e a ansiedade, promovendo a saúde emocional. Favorece as atividades intelectuais e a meditação. Simboliza devoção, fé, aspirações elevadas, sinceridade, confiança e tranqüilidade. 

Vermelho
É a cor da paixão e do sentimento. Simboliza o amor, o desejo, mas também simboliza o orgulho, a violência, a agressividade e o poder.
O vermelho significa ainda força, virilidade, masculinidade, dinamismo. É uma cor exaltante e até enervante quando em excessos. É uma cor essencialmente quente, transbordante de vida e de agitação.

Laranja
O laranja é uma cor quente e ativa que significa movimento e espontaneidade. É a cor do sucesso, da agilidade mental, e da prosperidade.

 Simboliza encorajamento, estimulo, robustez, atração, gentileza, cordialidade, tolerância e prosperidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário